domingo, 9 de maio de 2010

Bento Gonçalves

A história de Bento Gonçalves começa com a imigração italiana que na lavoura passou a substituir a mão-de-obra escrava. Além do trabalho, o povoamento e "branqueamento" da população eram metas do Império, pois na época, um Império Negro, de acordo com doutrinas racistas, seria certeza de fracasso. A timidez e isolamentos provocados pela barreira língua também viriam a ajudar o Império a conter, por exemplo, a "rebeldia" gaúcha (a Revolução Farroupilha por exemplo ocorre entre 1835 e 1845).

Bento Gonçalves foi habitada inicialmente por indígenas e até 1870 chamava-se Cruzinha, por ser o local onde morreu e foi enterrado um traçador de estradas ou tropeiro. Por ato do Presidente da Província de São Pedro, com objetivo de ampliar a Área de colonização, foram criadas as Colônias Dona Isabel e Conde D'Eu -hoje Bento Gonçalves e Garibaldi respectivamente. O nome Bento Gonçalves foi dado à cidade em homenagem ao líder da Revolução Farroupilha. O militar também se destacou na Guerra do Paraguai.
O Governo Imperial doava terras com o objetivo de que o local produzisse gêneros alimentícios para o mercado interno e assim foram repartidas as terras em Linhas (hoje é possível ver as placas na estrada), Travessões e Lotes coloniais. Os primeiros italianos que chegaram na região vieram do Vêneto, da Lombardia, de Trentino e Friulano. O primeiro em número mais expressivo. Em menor contingente, italianos de Piemonte, Emiglia-Romagna, Toscana e Ligúria.

A cidade de Bento Gonçalves está localizada à 120 Km de Porto Alegre.

Atrações:



Pipa-pórtico - está na entrada principal da cidade e possui formato de pipa, com uma altura de 17,35m. Ela simboliza o município de Bento Gonçalves que ostenta o título de "A Capital Brasileira do Vinho".






 

Museu Histórico Casa do Imigrante- o Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é, por si só, uma certidão da história de Bento Gonçalves, pois foi sede da Estação de Sericilultura (criação do bicho da seda), Escola Agrícola e Zootécnica, anexo do Hotel de Veraneio Planalto, residência e, finalmente em 1975, Museu, mantém um acervo de mais de 1300 peças e 3.000 fotos sobre a imigração italiana.





Palácio Municipal - o Palácio Municipal, em estilo arquitetônico neoclássico, foi inaugurado em 20 de setembro de 1902 e está situado na Via Del Vino, no centro da cidade. Até o ano de 1935, funcionavam no prédio várias repartições públicas, entre elas a Escola Elementar General Bento Gonçalves da Silva, na qual estudou Ernesto Geisel, ex-presidente da República.


Via del Vino - fica no centro da cidade, em frente à Prefeitura Municipal, possui um chafariz jorrando águas na cor do vinho.


Calçada da Arte - na Calçada da Arte estão fixadas obras de 29 artistas plásticos bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.





Igreja Santo Antônio - a construção do Santuário iniciou no ano de 1890, sendo concluída em 1894. Em 1923, passou por uma reforma e, em 1933, foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura. O estilo arquitetônico é romano, o altar é todo de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior belíssimas pinturas dos milagres de Santo Antônio adornam o teto do Santuário.







Igreja Cristo Rei - a Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. Numa das naves laterais está localizada a “fonte de água benta”, onde simbolicamente dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a “água benta”. A obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados e suas colunas são espigões subindo ao espaço.






Igreja São Bento - a Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam ainda mais “a igreja em forma de pipa”. Sua edificação é totalmente de concreto, medindo 13,5 metros de altura e 22,5 metros de diâmetro, podendo abrigar até mil pessoas.


Monumento aos Imigrantes Italianos - o Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Parque de eventos – É o palco de eventos conhecidos nacional e internacionalmente, como a Fenavinho Brasil - Festa Nacional do Vinho. O evento mais quente em meio ao clima e as belezas da serra gaúcha. Toda a magia secular da cultura dos imigrantes italianos é mostrada com músicas, danças, shows, cozinha típica e muito vinho, que jorra na medida certa da alegria e descontração dos visitantes.


Maria Fumaça - São 23km de passeio turístico com música, vinhos e champanhas, tarantela, coral italiano , nesta ferrovia inaugurada em 1919. Saídas: quartas e sábados, às 14hs, da Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi, Carlos Barbosa e retornando pelo mesmo trajeto.





Caminhos de Pedra - um dos primeiros núcleos da imigração italiana no Estado. As construções de pedra retratam a história da imigração. Tem moinho, cantina colonial, ferraria, casa de massas caseiras e teares, casas de pedra centenárias, espaçosos porões, casas de madeira , além de capelas e capitéis.


Vale dos Vinhedos - fica num vale entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A excelência dos vinhos que levam a marca Vale dos Vinhedos é reconhecida mundialmente. As técnicas garantem um produto de qualidade, que já conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, principalmente em países da Europa. No verão a atração é comer as uvas nos parreirais, acompanhar a lida dos vinhateiros, ver como se produz o vinho e o suco.


Vale do Rio das Antas - é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme “ferradura” ao redor de uma montanha.


Vinhos da montanha - um dos mais belos locais da serra gaúcha, o distrito de Pinto Bandeira oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos.



Salto Ventoso - está localizada no distrito de Nova Sardenha. Despencando por 54 metros de altura em frente a uma grande garganta ( 200 metros de comprimento por 25 metros de altura ), em que é possível conhecê-la passando por trás da cortina da água. A garganta em forma de ferradura é um semicírculo possibilitando uma vista de qualquer ângulo . Quando o sol bate dentro do boqueirão sobre a fenda da água, refletem-se várias cores nas paredes da caverna. Foi palco de gravações do filme indicado ao Oscar, " O Quatrilho ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário