domingo, 9 de maio de 2010

10 Conselhos para uma melhor amizade com o vinho

                                                                              Saborear comidas e vinhos é um dos prazeres da vida. "Uma comida sem vinho parece um dia sem sol".
Para desfrutar de uma boa vida e dos vinhos é necessário trabalhar os sentidos (visão, olfato, gustação, tato e audição) e a curiosidade.

Para bons vinhos, bons momentos: amores, amigos, filhos, família, vitórias, aniversários, reuniões sociais, comidas e restaurantes finos. "Os assados e as massas do domingo". "A sede do verão". "A meditação no inverno". "Nunca desacompanhado (a)".

Os milenares benefícios terapêuticos do vinho são redescobertos dia-a-dia. Uma a duas taças por refeição prolonga a vida, ou pelo menos a torna mais saudável e feliz. O alcoolismo não se esconde nas primeiras taças de uma boa alimentação. Em momentos de brindes desejar "saúde" com o vinho, demonstra um antigo costume de uma bebida curativa e saudável. Entretanto, recentes estudos têm demonstrado que o vinho tinto consumido moderadamente e diariamente reduz o risco de infartos e pela primeira vez mostrou que o vinho branco também é saudável.

Os bons vinhos são parte indispensável da cultura dos povos do mediterrâneo. Assim, chegou à América e permitiu o desenvolvimento social e econômico dessa terra.

Para apreciar os bons vinhos, disponha de taças adequadas de cristal branco, transparentes com prolongada base e forma ovóide ou em formato tulipa. Seus sentidos captarão melhor os estímulos do vinho.

Examine o bom gosto dos vinicultores em engarrafar e etiquetar seus vinhos. As etiquetas são obras de arte que devem corresponder à qualidade do vinho. Você deve descobrir isso com os seus sentidos.

Tenha respeito e seja exigente quanto à temperatura do serviço do vinho. Os brancos varietais devem estar entre 8 e 12ºC. Os tintos encorpados e de guarda, nunca a mais de 20ºC. Os espumantes bem frios, entre 5 e 8ºC. Lembre-se que em Champagne na França, se produz um espumante muito típico! Os vinhos de mesa para todos os dias normalmente são agradáveis, como o suco de uva, e deve ser bebido entre e 12ºC para que não fiquem muito doces. No verão, não fique em dúvida em combinar os vinhos com água mineral com gás, sucos de frutas ou até mesmo colocar alguns cubos d gelo, será um refresco muito natural. Também conserve com amor a sua coleção de vinhos a uma temperatura constante de 12ºC.


A melhor relação entre refeições e bons vinhos pode estar na cor: para comidas claras, vinhos brancos; para comidas escuras, vinhos tintos.

O melhor vinho é aquele que você gosta. Desafie e supere seu bom gosto recordando que: o vinho é uma bebida natural, milenar, saudável e alegre, que gratifica o coração das pessoas que o desfrutam com moderação.



Bebida elaborada a partir da uva, não é fabricada. É cultivada desde o vinhedo, pela vinícola até a venda.


 Angel Mendoza
é um dos mais importantes enólogos do continente
americano na atualidade. Com mais de 40 anos de
dedicação  à vitinicultura, Angel compartilha suas experiências
e sua paixão pelo vinho com os leitores de VinhoePoesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário